APOSTILA DE UBN (Unidade Básica de Normas)
HISTÓRIA DOS DESBRAVADORES
SURGIMENTO DA IDÉIA
O nome “desbravadores” foi usado inicialmente por Theron Johnton em 1930, quando organizou um clube no porão de sua casa na cidade de Sant’Ana, Califórnia, nos Estados unidos. Na época ele não recebeu apoio da igreja, por isso a idéia foi abandonada.
Em 1940, a Associação do Sudoeste da Califórnia chamou o seu acampamento de “Acampamento de Desbravadores Jovens Missionários Voluntários (MV)”. Nessa mesma época, surgiu o primeiro clube de Desbravadores organizado pelo Pr. Skinner com o nome de “Locomotiva”.
DESENVOLVIMENTO E ORGANIZAÇÃO
O Clube de Desbravadores começou a erguer quando em 1946 o Pr. Jonh Hancock, atual secretário J.A da Associação do Sudoeste da Califórnia e futuramente Líder Mundial, desenhou o emblema triangular onde os três lados representam o desenvolvimento físico, mental e espiritual dos desbravadores. O emblema é usado até hoje em todo mundo.
No ano de 1947, a Associação Geral pediu à União do Pacífico para desenvolver a Organização do Clube de Desbravadores em um programa mundial. O Pr. J.R. Nelson que na época era Líder da União coordenou esse trabalho. Logo em seguida, Lawrence Pauson escreveu os primeiros manuais de orientação.
Em 1948, o Pr. Henry Berg projetou a bandeira dos Desbravadores. Em Maio de 1949 o Pr. Henry Berg, mesmo não sendo músico, compôs o Hino dos Desbravadores.
OFICIALIZAÇÃO
Embora o Clube de Desbravadores já existisse, ele ainda não havia sido oficializado. Foi quando em 1950, o Departamento de Jovens da Associação Geral adotou Oficialmente o CLUBE DE DESBRAVADORES JOVENS MISSIONÁRIOS VOLUNTÁRIOS como um programa Mundial. O Dia Mundial dos Desbravadores é comemorado todo ano no mês de Abril.
Em 1952, o Hino dos Desbravadores foi oficializado e passou a fazer parte do programa. O Hino dos Desbravadores teve sua letra traduzida para o Português por Isolina Waldvogel.
Hino dos Desbravadores: ( x )
Nós somos os Desbravadores,
Os servos do Rei dos reis.
Sempre avante assim marchamos,
Fiéis às Suas Leis.
Devemos ao mundo anunciar
As novas da Salvação.
Que Cristo virá em breve
Dar o Galardão.
(Letra e música: Henry Berg)
SURGIMENTO NO BRASIL
O primeiro brasileiro a usar o uniforme dos Desbravadores foi o Pr. Cláudio Belz, que esteve nos EUA por volta de 1960, onde conheceu e gostou da novidade. Em 1961 foi fundado o primeiro Clube de Desbravadores aqui no Brasil chamado de “Pioneiros”, organizado pelo Pr. Wilson Sarli, na cidade de Ribeirão Preto, SP.
IDEAIS DOS DESBRAVADORES
LEI DOS DESBRAVADORES
A Lei dos Desbravadores ordena-me:
- Observar a devoção matinal;
- Cumprir fielmente a parte que me corresponde;
- Cuidar do meu corpo;
- Manter a consciência limpa;
- Ser cortês e obediente;
- Andar com reverência na casa de Deus;
- Ter sempre um cântico no coração;
- Ir aonde Deus mandar.
VOTO
Pela Graça de Deus,
Serei puro, bondoso e leal.
Guardarei a lei dos Desbravadores.
Serei servo de Deus e amigo de todos.
LEMA
“O Amor de Cristo me constrange”
OBJETIVO
“Salvar do pecado e guiar no serviço”
SAUDAÇÃO MARANATA
Braço direito levantado formando um ângulo de 45° com a mão empalmada e o dedo polegar dobrado. OS dedos estendidos representam os quatro “A” da palavra MARANATA: Amar, Anunciar, Apressar e Aguardar a vinda de Cristo. O polegar dobrado representa o desbravador ajoelhado diante desses ideais. Ela deve ser usada para saudar um líder hierarquicamente.
EMBLEMAS DOS DESBRAVADORES
D1 – O triângulo é uma lembrança e uma demonstração de respeito à trindade: Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Possui o nome “Desbravadores” na parte de cima e o nome “Clube” abaixo do escudo. Ele é usado na manga direita do uniforme de gala, na bandeira e banderin. As cores e símbolos do Triângulo:
1) BRANCO – Significa PUREZA. Deve existir na vida do desbravador. Pureza de motivos, propósitos, pensamentos, olhares, palavras, etc.
2) AZUL – Significa LEALDADE. O desbravador deve ser leal à Deus, à família, à igreja e à pátria.
3) AMARELO – Significa EXCELÊNCIA DOS IDEAIS. O desbravador deve buscar grandes e nobres ideais.
4) VERMELHO – Significa SACRIFÍCIO e redenção no sangue de Cristo. É a cor do sangue, da vida, do trabalho e esforço.
5) ESCUDO – Significa FÉ e PROTEÇÃO. Representa a defesa, a coragem, à confiança em Deus para enfrentar lutas e tentações.
6) ESPADA – Significa a BÍBLIA. Estamos numa batalha contra o fracasso, desânimo e pecado, e a nossa arma é a palavra de Deus.
D2 – Esse emblema não possui o nome “Desbravadores” e “Clube” e o Es-cudo é centralizado. Ele é usado no pren-dedor de lenço, na fivela do cin-to, no boné, e no emblema D4 centralizado.
D3 – É o emblema informal para ser usado em camisetas de atividades e bonés. Ele possui o triângulo em perspectiva sob fundo amarelo e o globo terrestre destacando a América do Sul.
D4 – O Globinho como é mais conhecido representa a organi-zação Mundial dos Desbrava-dores. Ele possui o emblema D2 centralizado sob fundo branco ou cáqui, a depender da idade do desbravador. Ele é usado na manga esquerda do uniforme de gala, na faixa e no lenço do desbravador.
L1 – É mais conhecido como octógono por possui oito lados iguais. Possui um mapa-múndi num fundo azul, rodeado de seis estrelas douradas que representam as classes regulares. É usado por líderes no pren-dedor de lenço, no lenço, na faixa e na insígnia de líder.
L2 – Emblema de atividade. Semelhante a insígnia D3, porém com o octógono no fundo. Usado na camiseta de atividade dos líderes.
L3 – Insígnia de Líder Máster. Possui um triângulo no fundo em vermelho com uma estrela na cor prata ao centro.
L4 – Insígnia de Líder Máster Avançado. Possui um triângulo no fundo na cor azul com uma estrela na cor dourada ao centro.
EMBLEMA DE CAMPO – Representa o campo local ao qual o clube faz parte. É usado na manga esquerda do uniforme de gala.
BANDEIRA DOS DESBRAVADORES
Foi projetada em 1948 por Henry Berg e até hoje mantém as mesmas características. Divide-se em quatro partes com duas cores predominantes e a emblema D1 no centro. Ela mede 1m de altura por 1,5m de largura. Sempre que for transportada, deve ser posta em um mastro de 2,30m de altura por duas polegadas de espessura. O nome do clube deve aparecer em letras destacados na parte inferior esquerda (azul).
BANDERIN DE UNIDADES
Deve ser levado pelo capitão sempre que a unidade estiver em atividade. Ele mede 36 cm de altura por 55 cm de largura. A insígnia da unidade deve ser colocada no centro da parte branca.